NATUREZA EM CENA: A IMPORTÂNCIA DO CINEMA PARA AS AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
cinema, Educação ambiental, Metodologia, NaturezaResumo
O trabalho em questão visa introduzir o cinema enquanto ferramenta didática à educação ambiental, cientes de que é possível refletir sobre as dinâmicas da relação sociedade e natureza com o incremento de novas propostas metodológicas. Para tanto, foram realizadas revisões bibliográficas acerca de conceitos como natureza e capitalismo e também sobre o cinema como protagonista no processo de ensino/aprendizagem atrelados à educação ambiental. Desta feita, utilizar-se-á do método dialético como forma de compreensão da realidade contraditória que emerge na relação sociedade e natureza, provocando diversos desequilíbrios a esta última e por fim, com a obtenção dos resultados, foram discutidas duas obras cinematográficas através de um estudo de caso. Ambos os filmes evidenciam o capitalismo como um sistema voltado para o domínio do capital sobre o meio ambiente, sendo inseridos como proposta didática.Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-10 (2)
- 2021-06-15 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Jessika Sabryna Gomes da Silva, Anderson Tafarel de Brito Férrer, Jenner Everton dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.