ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR E DO ENSINO BÁSICO: APLICAÇÃO DO GOOGLE EARTH
Keywords:
Tecnologias. Google Earth. Ensino de Geografia.Abstract
No âmbito escolar o professor deve fazer uso de diferentes metodologias com o objetivo de tornar o ensino mais agradável e lúdico para os alunos. Nessa perspectiva surgem às novas tecnologias que estão cada vez mais variadas e de fácil acesso como uma opção para a prática docente. Diante disso, o presente trabalho abordará a utilização do software Google Earth como um recurso didático para o ensino de Geografia. A metodologia dessa pesquisa deu-se a partir de pesquisas bibliográficas e da aplicação de duas oficinas para turmas de diferentes níveis de ensino. As duas oficinas foram aplicadas a uma turma de 1º ano do Ensino Médio da rede pública do estado do Ceará e para uma turma de discentes do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Garanhuns. As oficinas tinham objetivos distintos de acordo com o público-alvo, na oficina realizada a alunos de escola pública o objetivo era de testar na prática a aplicabilidade do software em sala de aula já na oficina aplicada aos discentes do curso de Geografia a oficina tinha como objetivo apresentar as diversas possibilidades de metodologias que podem ser desenvolvidas com o Google Earth para o ensino básico. As oficinas consistiam em atividades cartográficas utilizando as ferramentas do Google Earth, ao final da atividade realizamos um diagnóstico a respeito da participação dos estudantes, das dificuldades encontradas para a aplicação das oficinas e da aplicabilidade do software em sala de aula que se mostrou uma ótima opção metodológica a ser desenvolvida por professores de Geografia.Downloads
Published
Versions
- 2023-03-13 (2)
- 2019-12-18 (1)
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Andressa Venâncio Bezerra, Ana Beatriz Menezes Viana, Johnny Édivo do Nascimento Damacena, Taynah Garcia Fernandes
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na revista Cadernos de Ensino, Ciência & Tecnologia concordam com os seguntes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/), a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, dede que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial na revista CEC&T.