ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR E DO ENSINO BÁSICO: APLICAÇÃO DO GOOGLE EARTH

Autores

  • Andressa Venâncio Bezerra
  • Ana Beatriz Menezes Viana
  • Johnny Édivo do Nascimento Damacena
  • Taynah Garcia Fernandes

Palavras-chave:

Tecnologias. Google Earth. Ensino de Geografia.

Resumo

No âmbito escolar o professor deve fazer uso de diferentes metodologias com o objetivo de tornar o ensino mais agradável e lúdico para os alunos. Nessa perspectiva surgem às novas tecnologias que estão cada vez mais variadas e de fácil acesso como uma opção para a prática docente. Diante disso, o presente trabalho abordará a utilização do software Google Earth como um recurso didático para o ensino de Geografia. A metodologia dessa pesquisa deu-se a partir de pesquisas bibliográficas e da aplicação de duas oficinas para turmas de diferentes níveis de ensino. As duas oficinas foram aplicadas a uma turma de 1º ano do Ensino Médio da rede pública do estado do Ceará e para uma turma de discentes do curso de Geografia da Universidade de Pernambuco (UPE) - campus Garanhuns. As oficinas tinham objetivos distintos de acordo com o público-alvo, na oficina realizada a alunos de escola pública o objetivo era de testar na prática a aplicabilidade do software em sala de aula já na oficina aplicada aos discentes do curso de Geografia a oficina tinha como objetivo apresentar as diversas possibilidades de metodologias que podem ser desenvolvidas com o Google Earth para o ensino básico. As oficinas consistiam em atividades cartográficas utilizando as ferramentas do Google Earth, ao final da atividade realizamos um diagnóstico a respeito da participação dos estudantes, das dificuldades encontradas para a aplicação das oficinas e da aplicabilidade do software em sala de aula que se mostrou uma ótima opção metodológica a ser desenvolvida por professores de Geografia.

Downloads

Publicado

2019-12-18 — Atualizado em 2023-03-13

Versões

Como Citar

Bezerra, A. V., Viana, A. B. M., Damacena, J. Édivo do N., & Fernandes, T. G. (2023). ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO DE GEOGRAFIA PARA DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR E DO ENSINO BÁSICO: APLICAÇÃO DO GOOGLE EARTH. Cadernos De Ensino, Ciências & Tecnologia, 1(2), 177–185. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/CECiT/article/view/2020 (Original work published 18º de dezembro de 2019)