NASCER E VIVER: RIO GRANDE-RS, UMA CIDADE PORTUÁRIA

Autores

  • THIAGO cedrez SILVA UFPEL
  • EDGAR ÀVILA GANDRA UFPEL
  • ELVIS SILVEIRA SIMOES UFPEL

Palavras-chave:

RIO GRANDE, CIDADE, PORTO, TRABALHO

Resumo

 Este trabalho objetiva discutir os aspectos relacionais entre porto, cidade e trabalho, tendo como foco o município de Rio Grande. Possuindo o único porto oceânico do Rio Grande do Sul, a urbe assumiu um importante destaque no setor industrial e de escoamento produtivo durante o século XIX e XX, na metade sul do estado. Entretanto, a própria ampliação e construção da sua zona portuária constituiu-se como parte de um processo de modernização do capitalismo, local e nacional, o qual objetivava o estabelecimento de um desenvolvimento do capitalismo em sua forma industrial. Neste intuído, a criação de uma infraestrutura que possibilitasse a dinâmica deste setor produtivo condicionou tanto a criação do Porto Novo, na virada do século, bem como no melhoramento da zona urbana, a qual cresceu com a constante imigração que buscava novos trabalhos diante da expansão dos novos setores empregatícios.

Biografia do Autor

EDGAR ÀVILA GANDRA, UFPEL

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas atuando no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UFPel.  Pesquisador do CITEM da Universidade do Porto-PT.

ELVIS SILVEIRA SIMOES, UFPEL

Doutorando no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Bolsista financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes. E-mail para contato: elvis.simoes@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2020-07-14