PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

 Os artigos recebidos pela História e Culturas serão remetidos a dois membros do Conselho Editorial. Caso os pareceristas divirjam quanto à conveniência da publicação com base em argumentos relativos à qualidade do material, um terceiro ad hoc deverá ser consultado para desempate.

História e Culturas publicará artigos de professores e alunos do MAHIS, desde que em conjunto com seus orientadores, e pesquisadores em História e áreas conexas de outros programas de pós-graduação. Caberá ao Comitê Editorial da revista decidir a proporção ocupada por artigos de autoria dos alunos do MAHIS.

PERIODICIDADE

A revista História e Culturas publica trabalhos sobre História e áreas afins, também resenhas de livros e entrevistas.Sua periodicidade é semestral

 POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

 

INDEXADORES

 

Diretório de Revistas de Acesso Aberto

 

 TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE TEXTOS

 

A Revista História e Culturas (RHC), editada pelo Mestrado Acadêmico de História da Universidade Estadual do Ceará, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The Revista História e Culturas (RHC) , edited by the Mestrado Acadêmico de História da Universidade Estadual do Ceará , does not charge any fee for publishing articles. The editorial board values the policy of free access to information, thus, does not charge any fee for the submission, review, publication, distribution or download of articles.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

 

Os artigos submetidos à Revista História e Culturas estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento,  consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

 

1- A revista História e Culturas publica trabalhos sobre História e áreas afins, também resenhas de livros e entrevistas.

2- Os artigos deverão trazer resumo do texto em português e inglês (abstract) contendo no máximo 10 linhas em espaço 1; palavras-chave em português e inglês (key words), no máximo 5; vínculo institucional do autor e a sua titulação. Os autores farão constar endereço (convencional e eletrônico) para correspondência e telefone para contato.

3- Os artigos devem seguir o limite mínimo de 15 e no máximo de 30 laudas. As resenhas de livros nacionais e estrangeiros de publicação recente, resenhas de eventos ou entrevistas observarão o espaço de 3 a 5 laudas. (fonte: Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5).

4- As referências bibliográficas devem ser feitas por extenso em notas de rodapé, observando-se os padrões técnicos da ABNT. Não constará bibliografia.

5-  Os artigos e resenhas deverão ser enviadas após rigorosa revisão ortográfica e de concordância.

6- Os textos devem constituir em material inédito, sendo as contribuições emitidas de responsabilidade de seus autores.

7- As resenhas de livros nacionais deverão ser de publicação inferir a 3 anos e as resenhas de livros internacionais deverão ser de publicação inferior a 4 anos, observando o espaço de 3 a 5 laudas.

8- Os artigos encaminhados à revista serão apreciados por 2 membros do Conselho Consultivo e Editorial ou por outros pareceristas ad hoc. Caso haja divergência entre os pareceristas, o Conselho Editorial nomeará um terceiro.

9- Autor que já tenha publicado artigo na revista História e Culturas não poderá publicar no volume imediatamente subseqüente da revista.

10- Baseado nos pareceres o Conselho Editorial decidirá pela publicação ou não do artigo, comunicando ao autor (a) tal decisão.

11- A revista também publica trabalhos de professores da rede publica e de alunos de cursos de mestrado e doutorado.

O Conselho Editorial não aceitará artigos fora das normas estabelecidas acima, reservando-se a decisão final quanto à publicação dos mesmos. Os artigos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do (s) autor (es). Os editores não se responsabilizam pela redação, nem pelos conteúdos emitidos pelos colaboradores

 

 

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.