ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENA NA ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR/HISTORIADOR

Autores

  • Éder da Silva Novak Universidade Federal da Grande Dourados UFGD
  • Luís César Castrillon Mendes Universidade Federal da Grande Dourados UFGD

Palavras-chave:

Ensino de História; História Indígena; Extensão Universitária; Ensino Médio.

Resumo

A partir das atividades desenvolvidas no Projeto de Extensão “Aproximando universidade e escola, teoria e prática: oficinas de história e cultura indígena nos campos de estágio”, este artigo objetiva abordar ensino/pesquisa/extensão, articulando universidade/escola e teoria/prática, a fim de reforçar a formação inicial dos acadêmicos e produzir conhecimento sobre a temática História e Cultura Indígena. As sondagens, em quatro escolas selecionadas, pertencentes ao município de Dourados - MS, mostraram que ainda persistem discriminações, estereótipos e preconceitos aliados a certo desconhecimento sobre a temática. Os primeiros resultados, após as oficinas, foram promissores ao verificar que os estudantes sorveram alguns conceitos e pressupostos sobre o tema, bem como abriu-se novas possibilidades para o Ensino de História.

Downloads

Publicado

2020-07-14