O nacionalismo como estratégia eleitoral:
uma análise do perfil de Jair Renan Bolsonaro no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2025.15.34.14609Palavras-chave:
nacionalismo, identidade nacional, Instagram, Jair Renan BolsonaroResumo
Este artigo relaciona a literatura acerca do nacionalismo com o conteúdo postado no perfil no Instagram do vereador eleito em Balneário Camboriú-SC Jair Renan Bolsonaro. A pesquisa é sustentada pela literatura que defende que o nacionalismo é despertado na sociedade de modo banal, induzido por diversos elementos da identidade nacional pelos quais o indivíduo é submetido ao longo do cotidiano. Desenvolvida sob a base metodológica da análise de conteúdo, esta pesquisa se desdobrou a partir de 3 categorias de análise, todas definidas a partir do referencial teórico: a) Elementos da identidade nacional; b) Referências à soberania nacional e autoafirmação; e c) Menções a traumas passados, momentos históricos e heróis nacionais. O texto se divide em 3 seções (referencial teórico, caminho metodológico e discussão final), além da introdução e das referências. Conclui-se que o uso de elementos da identidade nacional brasileira foram a força motriz da campanha de Jair Renan Bolsonaro no Instagram.
Downloads
Referências
Anderson, B. (1983). Imagined communities: reflections on the origin and spread of nationalism. Verso.
Billing, M. (1995). Banal nationalism. SAGE.
Bolsonaro, J. R. [@bolsonaro_jr]. (2024, 18 de agosto). Instagram. https://www.instagram.com/bolsonaro_jr/
Calhoun, C. (1997). Nationalism. University of Minnesota Press.
Cardoso, M. R. G., De Oliveira, G. S., & Ghelli, K. G. (2021). Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, 20(43), 98-111.
GELLNER, Ernest. Nations and nationalism. Cornell University Press. 1983.
Godoy, A. S. (1995). Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63.
Larsson, A. O. (2019). Skiing all the way to the polls: exploring the popularity of personalized posts on political Instagram accounts. Convergence, 25(5-6), 1096-1110.
Mendonça, R. F., & Caetano, R. D. (2020). Populism as parody: the visual self-presentation of Jair Bolsonaro on Instagram. The International Journal of Press/Politics, 26(2), 194016122097011.
Minayo, M. C. D. S. (2007). O desafio da pesquisa social. In S. F. Deslandes, R. Gomes, & M. C. D. S.
Minayo, Pesquisa social: teoria, método e criatividade (pp. 9-29). Vozes.
Moraes, R. (1999). Análise de conteúdo. Revista Educação, 22(37), 7-32.
Muñoz, C. L., & Towner, T. L. (2017). The image is the message: Instagram marketing and the 2016 presidential primary season. Journal of Political Marketing, 16(3-4), 290-318.
Nascimento, C. A. D. (2024). O nacionalismo brasileiro em quatro anos de governo: uma análise do discurso de Jair Bolsonaro (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.
Nicolau, J. (2020). O Brasil dobrou à direita: uma radiografia da eleição de Bolsonaro em 2018. Zahar.
SILVA, I. L. (2024). Política e futebol não se discutem? Efeitos de sentidos e a ressignificação da camisa da seleção brasileira como simbologia política. Revista Leitura, n. 80.
Viroli, M. (1997). For love of country: an essay on patriotism and nationalism. Oxford University Press.
Woods, E. T., Fortier-Chouinard, A., Closen, M., Ouellet, C., & Schertzer, R. (2024). The battle for the soul of the nation: nationalist polarization in the 2020 American presidential election and the threat to democracy. Political Communication, 41(2), 173-198.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Conhecer: debate entre o público e o privado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

