Coordenação dos Estudos Clínicos de Cardiologia desenvolvidos no Hospital Universitário Walter Cantídio
Parole chiave:
estudos clínicos, cardiologia, hospital universitário walter cantídioAbstract
A presente pesquisa apresenta discussões sobre a temática estudos clínicos, mais especificamente, no âmbito da coordenação da área de cardiologia, intitulando-se ’Coordenação dos Estudos Clínicos de Cardiologia desenvolvidos no Hospital Universitário Walter Cantídio‘. O objetivo geral foi compreender a percepção dos usuários e profissionais de saúde sobre a condução e desenvolvimento dos estudos clínicos na área de cardiologia no Hospital Universitário Walter Cantídio. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que utilizou entrevistas semiestruturadas como técnica de coleta de dados. Estas visibilizaram a voz de 18 pacientes e seis profissionais de saúde. A discussão dos resul
tados foi amparada teoricamente em autores como: Arone (2007), Barbosa (1989), Borsoi e Codo (1995), Japiassu e Marcondes (1993), Jansen (1997), Karlberg e Speers (2010), Marziale e Robazzi (2000), dentre outros que já contribuíram com estudos nessa área. A pesquisa mostrou que o médico pode se situar de maneira mais autêntica junto ao doente, tratando-o de forma mais humanizada, entendendo suas limitações e possibilidades, embora sem se envolver com os desígnios irracionais do paciente. Concluiu-se que os Estudos Clínicos do HUWC exigem uma maior atenção do médico no sentido de oferecer aos pacientes maiores esclarecimentos sobre sua doença e sobe a evolução do seu tratamento e melhorias vivenciadas.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.