O Papel do Centro Regional de Desenvolvimento da Educação(CREDE) no Processo de “Descentralização” da Gestão Educacional no Ceará (1995- 2002)
Parole chiave:
descentralização, desconcentração, política educacionalAbstract
O epicentro deste estudo é a política educacional de descentralização/desconcentração implementada pela Secretaria da Educação Básica do Ceará – SEDUC, no período de 1995 a 2002, quando se dá a criação dos 21 Centros Regionais de Desenvolvimento da Educação – CREDE, com o objetivo de desenvolver o processo de descentralização administrativa da educação.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ALENCAR, Marília Pontes Spósito. Gestão democrática da educação: as práticas administrativas compartilhadas. In: ciclos. Editora p& Rio de Janeiro, 2000.
ANTUNES, ÂNGELA. Aceita um conselho? como organizar o colegiado escolar. São Paulo:Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.
BORDIGNON, Genuíno. Avaliação na gestão de organizações educacionais. In: Avaliação de políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro: fundação Cesgranrio, 1995. vol.3.
BRASIL. Constituição da República Federalista do Brasil. Capitulo III, Seção I, Artigo 205 -214. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. MEC. Gestão escolar e formação de gestores, In: em Alberto, n° 72, vol. 17. Brasília: INEP, jun.2000. CEARÁ. Escola Melhor, Vida Melhor. Plano de Educação Básica 2003 –2006. Fortaleza, 2003.
_______.Educação Pública: O Ceará na Conquista da Cidadania. Relatório de Atividades. 1991-1994.
_______.Lei n° 12.442, de 08 de maio de 1995. dispõe sobre o processo de Escolha de diretores de Escolas [...]
________. Eleição de diretores. O que mudou na escola? Proposta de avaliação. Projeto de Pesquisa. Julho de 1998. CEARÁ. Gestão Escolar e Qualidade da Educação. SEDUC, 2005.
CEARÁ. Cartilha novos Paradigmas da Gestão Escolar. SEDUC 2005.
CEARÁ. Série: educação Ceará 95/98, SEDUC, 1998.
CENPEC: Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura Ação Comunitária Relatório do registro analítico da política educacional do Ceará, todos pela Educação no Ceará. 1995-1999. São Paulo, 2000.GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. Editora Cortez –São Paulo, 1997.LUCK, Heloísa e outros. A Escola Participativa: o Trabalho do Gestor Escolar, Rio de Janeiro,1998.MATOS, Kelma Socorro Lopez de; MAIA, Maurício Holanda; VIEIRA, Sofia Lerche. Ceará: qualidade, acesso e gestão na escola: uma visão dos usuários. Brasília: Banco Mundial, 2000. NASPOLINI, Antenor. Eleições diretas nas escolas públicas. O POVO, Fortaleza, 04 dez.2001, Opinião, 07.
Revista do Mestrado Profissional em Planejamento em Políticas Públicas294PARO, Vitor. H. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2001. SEDUC/CAGE/CREDE 21. Fóruns regionais dos conselhos escolares.VIEIRA, Sofia Lercher; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, UECE, 2001.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.