Formação estética e organização social:

teatro na Licenciatura em Educação do Campo

Autori

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1041

Parole chiave:

educação do campo, educação popular, licenciatura, teatro do oprimido

Abstract

Este artigo aborda a dinâmica do ensino e aprendizagem da linguagem teatral em 2 cursos de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) – da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O que há em comum nesses 2 cursos é a atuação do Terra em Cena, coletivo de teatro e audiovisual que funciona como programa de extensão e grupo de pesquisa, a partir das metodologias de educação popular e do Teatro Político (do Oprimido e Dialético). Experiências de trabalho com as turmas e de formação de grupos teatrais nas comunidades rurais são descritas e analisadas, com o objetivo de compreender em quais aspectos a formação teatral contribui com a formação de educadores em perspectiva emancipatória. Verifica-se que a adoção do Teatro do Oprimido, enquanto método e conteúdo de formação, potencializa as LEDOCs como fronts de resistência cultural e como âmbito fundamental de alargamento da educação popular brasileira.

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Pubblicato

2019-06-24

Come citare

Villas Bôas, R. L., & Pereira, K. A. (2019). Formação estética e organização social:: teatro na Licenciatura em Educação do Campo. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 9(23), 63–93. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2019.9.23.1041

Fascicolo

Sezione

Artigos