PSAI - SENAI Inclusive Actions Program - focus on the professionalization of people with disabilities at SENAI - Ce from 2014 to 2015

Authors

  • Antonia Angélica Fernandes de Oliveira Sousa Mestre em Planejamento em Políticas Publicas - UECE
  • Maria Andrea Luz da Silva Mestra em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0003-3685-7762
  • Francisco Horácio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade Salamanca e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0001-6534-1349

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2017.7.18.323

Keywords:

Profissionalização. Pessoa com deficiência. Qualificação profissional. Aprendizagem industrial.

Abstract

A profissionalização das pessoas com deficiências no SENAI-Ceará nos anos de 2014 a 2015, ofertada através do Programa de Ações Inclusivas (PSAI) da instituição supracitada é a temática desse artigo. O objetivo do estudo foi analisar como o SENAI-Ce oferece qualificação profissional às pessoas com deficiências. Para isso, buscou-se constituir o perfil socioeconômico da turma pesquisada, analisando a satisfação dos formados, a qualidade das formações, o quantitativo de pessoas formadas, quais deficiências foram mais atendidas e em quais cursos nos referidos anos. O método analítico usado foi o estudo de caso, com o uso de pesquisa qualitativa e quantitativa de maneira aplicada, exploratória e descritiva, fazendo uso dos instrumentos entrevista semiestruturada, questionário, observações diretas, documentos, dados estatísticos e banco de dados. A pesquisa aconteceu com os segmentos aluno, supervisor e instituição. O universo da pesquisa foi uma amostra de 13 alunos do curso Assistente Administrativo da modalidade de qualificação profissional básica, iniciação profissional – aprendizagem industrial. Os resultados alcançados na pesquisa mostraram que o SENAI-Ce formou 342 pessoas com deficiências nos anos de 2014 a 2015 nos cursos de Calçados e Assistente Administrativo, na modalidade Aprendizagem Industrial, com um nível de qualidade e satisfação dentro dos padrões aceitáveis pelo mercado de trabalho, mas a infraestrutura, em termos de acessibilidade, precisa ser melhorada, para assim, aumentar as possibilidades de adicionar um contingente de pessoas com deficiências qualificadas para o mercado de trabalho.

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Published

2017-01-05

How to Cite

Sousa, A. A. F. de O., da Silva, M. A. L., & Frota, F. H. da S. (2017). PSAI - SENAI Inclusive Actions Program - focus on the professionalization of people with disabilities at SENAI - Ce from 2014 to 2015. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 7(18), 44–70. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2017.7.18.323

Issue

Section

Artigos