Planejamento e Gestão Estratégia Aplicada a Educação:

estudo de caso no município de trairi, ceará

Auteurs

  • José Cavalcante Arnoud
  • Manoel Messias de Sousa

Mots-clés :

sistema de gestão, educação municipal, PES, trairi

Résumé

O Planejamento e a Gestão Estratégica desenvolvidos no âmbito da Secretaria Municipal de Educação pressupõem a utilização de metodologia própria. Este trabalho apresenta o resultado de investigações realizadas quanto ao Planejamento
Estratégico da Secretaria – PES, modelo disseminado pelo Ministério da Educação para utilização por parte das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação do País. Para desenvolvimento do presente trabalho utilizou-se um estudo de caso do modelo do Planejamento Estratégico da Secretaria – PES, desenvolvido no Município de Trairi, no estado do Ceará, como uma ferramenta gerencial empregada com o propósito de auxiliar a realização de melhorias nos trabalhos desenvolvidos. Além disso, essa ferramenta gerencial permite avaliar e adequar políticas públicas em resposta às constantes mudanças no ambiente educacional, bem como produzir decisões e ações fundamentais no desempenho do sistema de ensino. O modelo de gestão baseado no PES facilita o conhecimento e a compreensão da realidade da educação e gestão educacional no município estudado, questionando e comparando o modelo tradicional de gestão da educação
em relação aos novos modelos. Em síntese, os resultados proporcionados pela adoção da metodologia PES foram avaliados quanto aos impactos na qualidade da educação, nas conseqüências de uma escola eficiente e eficaz, que promovam
efetivamente a democratização do acesso, permanência dos alunos e sucesso escolar.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2011-05-02

Comment citer

Arnoud, J. C., & Sousa, M. M. de. (2011). Planejamento e Gestão Estratégia Aplicada a Educação:: estudo de caso no município de trairi, ceará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(02), 180–215. Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1304

Numéro

Rubrique

Artigos