Políticas Públicas de Educação à Distância na Formação dos Professores Matemática

Auteurs

  • Enedina Alencar Viana
  • Antônio Germano Magalhães Júnior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Mots-clés :

Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, Educação a Distância

Résumé

O presente artigo tem como objetivo comparar a constituição do processo de ensino-aprendizagem de formação de educadores da licenciatura plena de Matemática na modalidade a distância. Como caso de estudo, é utilizado o curso de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O referencial teórico-metodológico que alicerça a análise é uma pesquisa documental a respeito das políticas públicas para formação de professores de educação a distância que precedeu e fundamentou a concepção do projeto político-pedagógico das duas instituições públicas participantes no estudo. A delimitação do período da pesquisa, o ano de 2005 até a presente data, justifica-se pelo fato de que este foi o ano em que o Ministério da Educação (MEC) criou a Universidade Aberta do Brasil e foi lançado o primeiro Edital para oferta de cursos de graduação na modalidade a distância com vistas à expansão da educação superior, considerando os processos de democratização e acesso nessa modalidade de ensino. Mediante as informações pesquisadas, conclui-se que as políticas públicas implementadas pelo Governo Federal no IFCE e UECE para a formação de professores em licenciatura de Matemática atuação na educação básica apresentam uma sólida formação de conteúdos matemáticos, formação pedagógica dirigida para o exercício da profissão, formação de conteúdos de áreas afins e um preparo que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino do País.

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Publiée

2013-09-02

Comment citer

Viana, E. A., & Magalhães Júnior, A. G. (2013). Políticas Públicas de Educação à Distância na Formação dos Professores Matemática. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 3(09), 56–77. Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1137

Numéro

Rubrique

Artigos