Análise do Empreendedorismo Cultural:

o caso do ponto de cultura acartes

Auteurs

  • Roberta Ramos de Miranda Henriques
  • Alexandre Almeida Barbalho Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UECE https://orcid.org/0000-0003-4612-6162

Mots-clés :

Juventude, Hip hop, Polícia Militar

Résumé

O presente trabalho busca avaliar se foram eficazes as ações utilizadas pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio do Projeto Ronda Cultural, que usou a cultura hip hop como estratégia de aproximação da Polícia Militar com a juventude. Visando subsidiar este trabalho, foi realizado um estudo bibliográfico que envolveu temas sobre segurança pública, polícia, juventude e cultura hip hop com base nas análises de literaturas já publicadas em forma de livros, revistas, filmes, publicação avulsas e outros, bem como, com pesquisas de campo nas escolas onde foi desenvolvido o projeto. O trabalho também analisou os dados coletados nos questionários aplicados pelos policiais militares junto aos alunos que participaram das oficinas do projeto Ronda Cultural no segundo semestre de 2010,com o objetivo de saber se os jovens se sentiam a vontade com a presença dos policiais nesse tipo de projeto e se o projeto proporcionou uma possibilidade de aproximação da juventude com a polícia. O período de realização da pesquisa que subsidiou o presente estudo foi de junho a dezembro de 2010 e o lócus da pesquisa compreendeu 6 (seis) escolas públicas do Estado do Ceará, onde se realizaram as oficinas do Projeto Ronda Cultural no segundo semestre de 2010. O instrumental de coleta de dados usado foi o questionário, aplicado para os jovens que participaram das oficinas, no início e no final destas, além dos questionários sobre temas específicos aplicados nas rodas de conversa. O objetivo da aplicação dos questionários era verificar se os objetivos do projeto haviam sido atingidos.

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Publiée

2014-01-06

Comment citer

Henriques, R. R. de M., & Barbalho, A. A. (2014). Análise do Empreendedorismo Cultural:: o caso do ponto de cultura acartes. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 4(10), 198–231. Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1101

Numéro

Rubrique

Artigos