Campanhas eleitorais no Facebook:

usos na eleição municipal de Curitiba em 2016

Auteurs

  • Edna Miola Doutora em Comunicação Social (UFMG) e Professora do curso de Comunicação Organizacional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Francisco Paulo Jamil Marques Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq
  • Nayane Pantoja Cardoso Bacharel em Comunicação Organizacional (UTFPR) e Bolsista PIBIC/Fundação Araucária e bolsista PIBITI/CNPq
  • Camila Raphaela Peres Mancio Estudante de Comunicação Organizacional (UTFPR) e Voluntária do Programa de Iniciação Científica (PIVIT/UTFPR)

DOI :

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1057

Mots-clés :

Comunicação Política, Campanhas online, Comunicação estratégica, Redes sociais digitais, Facebook

Résumé

O artigo examina as páginas de Facebook dos candidatos à Prefeitura de Curitiba no primeiro turno das eleições de 2016 com o objetivo de avaliar quais foram as principais formas de uso de tal rede social e quais os níveis de engajamento do público nesses espaços. Para isso, foram analisadas, de modo comparativo, as 2701 publicações veiculadas entre 16 de agosto e 30 de setembro, observando-se seguintes variáveis quantitativas: volume de publicações, distribuição temporal das postagens e tipo e volume de engajamento verificado em cada uma delas. Dentre as conclusões da investigação, descobriu-se que (1) as estratégias afinadas com os critérios de relevância do Facebook coincidem apenas parcialmente com aquelas de maior engajamento do público; (2) nem todos os candidatos priorizam o tipo de conteúdo mais favorecido pelo algoritmo da plataforma; e (3) o desempenho das publicações no Facebook em termos de engajamento não espelha o desempenho dos candidatos nas urnas – o que reforça a necessidade de evitar determinismos tecnológicos.

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Publiée

2018-08-06

Comment citer

Miola, E., Marques, F. P. J., Cardoso, N. P., & Mancio, C. R. P. (2018). Campanhas eleitorais no Facebook:: usos na eleição municipal de Curitiba em 2016. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 8(21), 78–97. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1057

Numéro

Rubrique

Artigos