Evasão Escolar no Ensino Médio Noturno
um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental e Médio Prof. Jáder Moreira de Carvalho
Palabras clave:
evasão, repetência, sucesso, permanência, função social da escola públicaResumen
O presente estudo tem como objetivo central investigar a evasão escolar da E.E.F.M Professor Jáder Moreira de Carvalho, nos 1º e 2º anos do Ensino Médio, noturno, referente aos anos de 2000 a 2006. Como objetivos específicos, a pesquisa visou: analisar a função social da escola do Ensino Médio Noturno; discutir qual o papel da família no sucesso e permanência dos jovens na escola e analisar quais os principais fatores que incidem sobre a evasão escolar, procurando esclarecer suas causas e apontar possíveis soluções para o problema. As categorias abordadas são: acesso, sucesso, repetência e evasão.. A metodologia usada foi estudo de caso e teve uma abordagem qualitativa e quantitativa e a observação direta da realidade escolar, na análise dos dados coletados, tendo como campo de pesquisa a E.E.F.M Jáder Moreira de Carvalho, foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, cujos sujeitos foram 12 (doze) professores, 25 (vinte e cinco) alunos evadidos do turno noturno, a diretora geral e 6 (seis) pais de alunos evadidos, totalizando quarenta e três (43) entrevistas.
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