Formação e Prática Docente na Educação Profissional Inicial Continuada:

e características do perfil docente no SENAC/FORTALEZA

Autores/as

  • Maria Lirene Menezes Melo
  • Francisca Rejane Bezerra Andrade Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - UECE https://orcid.org/0000-0001-8761-6489

Palabras clave:

educação profissional e tecnológica, formação docente, saberes e competências

Resumen

O presente trabalho objetivou analisar as políticas públicas para a formação docente, nos cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do nível inicial e continuado, propondo como matriz um percurso formativo fundamentado na
teoria sobre os saberes docentes. Para tanto, realizou-se uma breve contextualização da educação no Brasil além de se abordar, com mais precisão, a Educação profissional, conhecendo a política de formação de docentes para a educação profissional e compreendendo-a, na sua integra, levando em conta sua historicidade. Posteriormente, elaborou-se uma discussão crítica sobre os pressupostos que determinam a política de formação docente no Brasil, suas teorias
e práticas (saberes docentes, professor criticorreflexivo, e relação teoria e prática) na formação do docente, que atua nessa modalidade de educação. Esses conhecimentos, fundamentados nos estudos e reflexões, dirigiram as discussões a
respeito do quarto capítulo, quando se analisou o projeto político pedagógico da instituição pesquisada e os dados da investigação, aprofundando o olhar sobre as características do perfil profissional do docente de EPT, do nível inicial. Nesse
sentido, apresentam-se algumas conclusões referendadas pela resposta dos entrevistados, participantes da pesquisa, observando-se que esses instrutores, em sua ação prática, levam em consideração seus saberes docentes construídos ao
longo de sua experiência profissional e de vida. Esses atores sociais, que emergem da sociedade do trabalho no seu cotidiano da sala de aula, dão praticidade ao „aprender a aprender., valorizando a ação de ensinar, conscientes de que, como
bem observa Paulo Freire, ensinar não é, simplesmente, repassar conhecimentos.

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Publicado

2011-05-02

Cómo citar

Melo, M. L. M., & Andrade, F. R. B. (2011). Formação e Prática Docente na Educação Profissional Inicial Continuada:: e características do perfil docente no SENAC/FORTALEZA. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(02), 329–369. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1312

Número

Sección

Artigos