Contribuições para Avaliação na Universidade do Estado do Pará:

um estudo de caso da qualificação docente

Autores/as

  • Marcia Valéria Santos de Lima
  • Francisco Horacio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca - Espanha e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0001-6534-1349

Palabras clave:

trabalho docente, avaliação, qualificação

Resumen

A pesquisa teve como objeto de estudo avaliar a política de qualificação docente da Universidade do Estado do Pará - Uepa. A investigação teve como ponto de partida a pergunta: Será que, em relação à satisfação pessoal, os eventos e as políticas de qualificações, oferecidas aos docentes do campus II, têm contribuído de forma satisfatória ao aprimoramento profissional dos mesmos? A partir dessa questão, outros questionamentos surgiram: Os eventos estão estimulando a motivação para o exercício da docência e a auto-estima do professor participante?  Quais são os significados dos temas discutidos na realidade do professor para melhorar sua prática pedagógica? E como na prática, está se dando o retorno dos programas de qualificação docente? No estudo, portanto, foram discutidos alguns conceitos relativos ao campo da política, como: o ato de ensinar docente, avaliação institucional e a qualificação docente. Referenciada teoricamente em Libâneo (2005), Saviani (1996), Sobrinho (2003), Freire (2002) dentre outros.  Optou-se pela abordagem qualitativa de pesquisa. Utilizou-se como procedimento de coleta de dados a análise documental, entrevistas semi-estruturadas e para complementar os resultados foi utilizada ainda a técnica do grupo focal. A partir desses resultados, foi possível inferir algumas considerações: Um estímulo maior para atrair a participação docente nos eventos promovidos pela UEPA; Estruturar a Política de qualificação docente da UEPA; Aumentar as opções para o Stricto Sensu; Retomar as consultas realizadas com docentes, como ocorreu em 2003, para as definições de temas e sugestões para os eventos; Maior apoio Institucional com as ações planejadas para a participação docente em eventos fora da sede.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-01-02

Cómo citar

Lima, M. V. S. de, & Frota, F. H. da S. (2012). Contribuições para Avaliação na Universidade do Estado do Pará:: um estudo de caso da qualificação docente. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(04), 176–199. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1251

Número

Sección

Artigos