Interiorização da Universidade do Estado do Pará:

um estudo do Campus de Santarém

Autores/as

  • Vera Lúcia Lameira Picanço
  • Francisco Horácio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca - Espanha e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0001-6534-1349

Palabras clave:

educação superior, universidade, interiorização

Resumen

A Universidade do Estado do Pará (UEPA) expandiu sua área de atuação para o interior do estado com a criação de quinze (15) campi universitários. Essa trajetória da instituição, em especial no município de Santarém, por meio da criação do campus universitário, conduziu o desenvolvimento da presente temática. O que se investigou foi o processo de interiorização de uma universidade pública estadual, a partir da interpretação dos atores participantes de sua implantação no município de Santarém. Buscou-se analisar a importância da interiorização como estratégia de expansão do ensino superior, como ocorreu esse processo e a opinião da comunidade quanto à visão de futuro. A pesquisa foi desenvolvida tendo como base de estudos: pesquisa bibliográfica, análise de documentos e pesquisa de campo exploratória. Para a coleta de dados foi utilizado questionário com questões abertas, aplicados a membros do corpo: docentes, discentes e técnico-administrativo. Foram feitas entrevistas com ex-reitores e ex-coordenadores do campus, na busca de auxilio na reconstrução da história da interiorização da universidade. Para análise dos dados obtidos, utilizou-se a análise de conteúdos. Os resultados conduziram à indicação, pelos informantes, de sugestões que possibilitariam o crescimento da instituição, no direcionamento de caminhos para o alcance de tais objetivos.

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Publicado

2012-09-03

Cómo citar

Picanço, V. L. L., & Frota, F. H. da S. (2012). Interiorização da Universidade do Estado do Pará:: um estudo do Campus de Santarém. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(06), 204–232. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1221

Número

Sección

Artigos