O Proinfo Integrado como Política Pública de Inclusão Digital

Autores/as

  • Lisimére Cordeiro do Vale Xavier
  • Antônio Germano Magalhães Júnior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Palabras clave:

políticas públicas, proinfo integrado, inclusão digital

Resumen

Este estudo tem por objetivo geral investigar como é promovida a inclusão e educação digital de professores (as), funcionários (as) e alunos (as) nas escolas brasileiras. Deste modo, a pesquisa foca o Proinfo Integrado na condição de uma Política Pública de Governo que em parceria com as Secretarias de Educação dos Estados e Municípios possibilita a formação e a capacitação de agentes educacionais no que diz respeito ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O período deste estudo está compreendido entre 2007 e 2010 pelo fato de que em 2007, o Proinfo Integrado foi revitalizado no Brasil. Como problemática geral vislumbrada no percurso deste trabalho aborda-se as principais perspectivas, avanços e desafios enfrentados pelos agentes educacionais nesse universo de conhecimento que demanda a formação, capacitação e inserção dos agentes educacionais no uso das TIC na sociedade da informação. Justifica-se este estudo em função de se estar diante de uma realidade irreversível e necessária qual seja a utilização adequada dos recursos de multimídias nas escolas de todo o País. Metodologicamente esta pesquisa foi construída com a exploração de fontes secundárias de obras já escritas sobre a temática, auxiliada com documentos de governo. Como embasamento teórico alguns autores e documentos podem ser apontados, tais como: Brasil (1988, 1996, 2005, 2006, 2007, 2008); Carneiro (2007); Castel (2005); Bobbio et. al. (2002); Xavier (2009); Houais (2004); Santana; Aragão; Martins (2011);  MEC/SEED (2010); Ceará (2009, 2010). Percebe-se assim, que se trata de um estudo exploratório-bibliográfico de fontes secundárias.

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Publicado

2013-01-01

Cómo citar

Xavier, L. C. do V., & Magalhães Júnior, A. G. (2013). O Proinfo Integrado como Política Pública de Inclusão Digital. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 3(07), 70–98. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1208

Número

Sección

Artigos