Estado e Direito à Educação Infantil:

revisitando a história desta construção

Autores/as

  • Isabella Maria Coelho Veloso
  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UEC e Professora do Instituto de Humanidade e Letras (IHL) da UNILAB https://orcid.org/0000-0002-4017-0982

Palabras clave:

política pública, educação infantil, direito à educação

Resumen

Ao longo da história da legislação educacional brasileira, a educação infantil foi sendo legitimada como espaço de educação formal e contemplada nos instrumentos legais como direito da criança. Neste artigo iremos contemplar a construção da noção de direito à educação escolar, buscando entender como historicamente o homem começou a se remeter ao conceito de direito do homem e como este impactou no conceito de direito à educação escolar e direito à educação infantil no Brasil. Esta revisão bibliográfica nos serviu de base para o desenvolvimento da pesquisa de mestrado intitulada “Qualidade na educação infantil em uma escola no município de Fortaleza: um olhar sobre a construção de um conceito”.

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Publicado

2015-01-01

Cómo citar

Veloso, I. M. C., & Ramos, J. F. P. (2015). Estado e Direito à Educação Infantil:: revisitando a história desta construção. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 5(13), 50–69. Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1168

Número

Sección

Artigos