Políticas públicas de inclusão digital:

projeto um computador por aluno no Ceará

Autores

  • Fabiana Cristiane de Medeiros Mestra em Planejamento e Políticas Públicas - UECE
  • Antonio Germano Magalhães Júnior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1125

Palavras-chave:

Tecnologias digitais de informação e comunicação, Inclusão digital, Políticas públicas, Projeto um Computador por Aluno

Resumo

Este artigo descreve a implantação do projeto Um Computador por Aluno (UCA) enquanto política pública, a partir do modelo de inclusão digital de Mark Warschauer. Os governos têm implementado políticas públicas de inserção de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) na prática pedagógica, promovendo a inclusão digital e social. No Brasil, o governo implementou o UCA na tentativa de melhorar a educação básica, propiciar inclusão digital aos estudantes e suas famílias e incrementar a cadeia produtiva de tecnologia. Por meio de pesquisa qualitativa, descritiva e documental, este estudo aplica o modelo de inclusão digital de Mark Warschauer e identifica os recursos físicos, humanos, digitais e sociais do UCA no Ceará.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

Medeiros, F. C. de, & Magalhães Júnior, A. G. (2018). Políticas públicas de inclusão digital:: projeto um computador por aluno no Ceará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 8(21), 151–169. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2018.8.21.1125

Edição

Seção

Artigos