Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.29.8597Abstract
A interface entre Geografia, Território e Política Pública tem encontrado terreno fértil nas Ciências Sociais, ao menos nas últimas quatro décadas, a partir da consideração de que diversos atores produzem e reproduzem relações que afetam politicamente as interações espaciais dos e entre os países (Castro, 2021). Isso porque, no espaço político (Castro, 2018),
o Estado deixou de ser um recorte explicativo para inúmeras questões colocadas a quase meio século para a sociedade. E é justamente aqui que reside grande parte dos atuais arranjos e das tensões políticas entre as nações e seus impactos territoriais no debate sobre fronteiras internacionais (Benedetti, 2022; M. Ferrari et al., 2020; Foucher, 2012, 2021; Braticevic et al., 2017); a questão federativa e o debate sobre os municípios (Brandt, 2010; Cigolini, 2015; S. Ferrari, 2016; Ribeiro, 2010); a insurgência e a contrarresistência das minorias (Mondardo, 2022); e inúmeras outras questões que permeiam o espaço político.
Atualmente, um dos desafios centrais no debate entre Geografia, Território e Política Pública é entender os desdobramentos das diversas ações visando à gestão territorial, a partir da qual estratégias territoriais de atores variados divergem, convergem, moldam-se e impõem a necessidade de aportes teóricos e estudos analíticos cada vez mais aprofundados diante do tema em tela, por exemplo. A política, enquanto arena de conflito, é assimilada como o campo das ações emanadas dos poderes centrais, regionais e locais em diferentes territórios. Atualizar as análises das políticas públicas sob o “olhar” da geografia compreende não apenas considerar, hoje, as políticas de Estado, mas empreender uma avaliação das demandas e questões mais importantes em cada território usando múltiplas escalas (Castro, 2005; Rodrigues, 2014). Concordamos com Martin (2001): a valorização da dimensão espacial dos problemas e da ação pública pode implicar desafios e oportunidades para que o geógrafo se destaque como intelectual crítico mais ativo nos processos de elaboração de políticas públicas.
Para colaborar e ampliar algumas discussões mencionadas, este dossiê de Conhecer: Debate entre o Público e o Privado reúne artigos com questões atinentes ao território e às políticas públicas sob a perspectiva da Geografia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree with the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, and the study is simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows sharing the study by acknowledging authorship and initial publication in this journal.