Avaliação da formação profissional

elementos conceituais para uma abordagem metodológica

Autores

  • José Airton de Freitas Pontes Junior Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professor na Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Antonio Evanildo Cardoso de Medeiros Filho Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE e Professor na Universidade Regional do Cariri - URCA
  • Leandro Araujo de Sousa outor em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC e Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.29.8619

Palavras-chave:

avaliação educacional, produtos de avaliação, formação inicial e continuada, gestão e políticas educacionais

Resumo

Como saber se a formação inicial e/ou continuada teve bons resultados em determinado grupo? Como a avaliação educacional pode apontar o nível de qualidade da formação? Esta pesquisa evidenciou os campos de avaliação da formação como inicial, relativa aos saberes básicos para a atuação profissional, e continuada, relativa às demandas formais de aprofundamento e/ou atualização, enquanto área de pesquisa e de elaboração de produtos que possibilitem aos tomadores de decisões em um contexto de ensino, gestão e políticas públicas educacionais obterem elementos empíricos consistentes para decidirem os caminhos e empreenderem os esforços. Além disso, o estudo relata algumas das experiências de orientação de trabalhos em que buscamos sistematizar a abordagem metodológica em quatro etapas de pesquisa: definição do objeto de avaliação, revisão de literatura, análise de dados e proposição de produto de avaliação. Esperamos que este artigo proporcione elementos diretivos sobre como avaliar a formação em diferentes contextos.

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Publicado

2022-08-19

Como Citar

Pontes Junior, J. A. de F. ., Medeiros Filho, A. E. C. de ., & Sousa, L. A. de . (2022). Avaliação da formação profissional: elementos conceituais para uma abordagem metodológica. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 12(29), 156–167. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2022.12.29.8619

Edição

Seção

Artigos