Planejamento Educacional no Ceará

Uma Análise do Plano Estadual de Educação 2015-2024

Autores

  • Lúcia Maria Beserra Veras
  • Antonio Germano Magalhães Junior Pós-doutorado em Educação UFRN, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE https://orcid.org/0000-0002-0988-4207

Palavras-chave:

Educação. Planejamento. Políticas Públicas.

Resumo

A análise do Plano Estadual de Educação 2015 – 2024, fundamentado e elaborado com base nas diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação, construído por meio da participação social, nas Conferências Municipais, Estaduais e Nacional de Educação, após embates, debates e consensos é o tema desse artigo. No texto é mostrado a grave situação da educação no país e a necessidade de construção de um Sistema Nacional de Educação, a partir da ideia do Manifesto dos Pioneiros, lançado em 1932 e que permanece atual nos dias de hoje, bem como, que não bastam a elaboração de Planos de Educação para resolver os problemas relativos a baixa qualidade da educação, mas há necessidade de intervenção do Estado na adoção de medidas universais e consequentes que garantam o preceito constitucional da educação como dever do Estado e direito do cidadão, um trabalho redobrado dos professores na mobilização dos alunos, de suas famílias e da sociedade em geral além da necessidade do envolvimento de todos pela educação para todos.

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Publicado

2016-01-07

Como Citar

Veras, L. M. B., & Magalhães Junior, A. G. (2016). Planejamento Educacional no Ceará: Uma Análise do Plano Estadual de Educação 2015-2024. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 6(16), 67–89. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/632

Edição

Seção

Artigos