História de vida, tráfico e violência nas periferias de Fortaleza-CE

Autores

  • João Pedro de Santiago Neto Doutorando em Sociologia – Universidade Federal do Ceará – UFC e Pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência – LEV
  • Tuany Sousa Mestre em Políticas Públicas e Sociedade – Universidade Estadual do Ceará – UECE e Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA
  • Clodomir Cordeiro de Matos Júnior Doutor em Sociologia – Universidade de São Paulo – USP e Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia – UFMA

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2021.11.27.5543

Palavras-chave:

jovem, tráfico, periferia, crime, Estado do Ceará

Resumo

Este artigo tem por objetivo explorar sociologicamente a história de vida e as experiências de Reginaldo - adolescente da periferia cearense que, no período de realização do estudo, se encontrava em uma das instituições que compõem a rede do sistema socioeducativo de Fortaleza-CE - relativas aos processos sociais e às trajetórias individuais de engajamento em atividades ilegais. A partir de uma pesquisa de campo, que envolveu observações etnográficas, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas e tessitura de fragmentos de uma história de vida, refletimos, sob um ponto de vista qualitativo dos dados levantados, a respeito das situações sociais e pessoais que conduzem os jovens moradores das periferias cearenses ao chamado “mundo do crime” e que os mantêm vinculados e dedicados a coletivos criminais. Sob essa perspectiva, o texto discorre sobre os percalços e conflitos da ascensão e queda de jovens traficantes de drogas na capital cearense, assim como sobre as recentes transformações do arranjo criminal no Estado do Ceará e as possibilidades de construção de trajetórias desvinculadas de um mundo fora da lei no qual muitos de nossos jovens aprendem a se movimentar desde cedo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, D. P. (2017). “Marcado para morrer”: moralidades e socialidades das crianças na comunidade do Serviluz (Fortaleza-Ce). (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Almeida, R. (1995). Violência, identidade e processos organizativos: o forró da bala como cenário de análise. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Anjos Júnior, C. V. (1983). A serpente domada: um estudo sobre a prostituta de baixo meretrício. Fortaleza: Edições UFC, 1983.

Anderson, B. (2008). Comunidades Imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras.

Batista, V. M. (1998). Difíceis ganhos fáceis: drogas e juventude pobre no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora Revan.

Coelho, E. C. (1987). A Oficina do Diabo. In M. P. Coelho (Org.), A Oficina do Diabo e outros estudos sobre criminalidade. Rio de Janeiro, RJ: Edições Record.

Elias, N. (2001). A Sociedade de Corte. Rio de Janeiro: Editora Zahar.

Manso, B. P., & Dias, C. N. (2017). PCC, sistema prisional e gestão do novo mundo do crime no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública, 11(2), 10-29.

Matos Júnior, C. C. (2008). Violência, cidadania e medo: experiências urbanas em Fortaleza. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Misse, M. (2006). Crime e Violência no Brasil Contemporâneo: estudos de sociologia do crime e da violência urbana. Rio de Janeiro: Lumen Juris.

Pinheiro, P. S. (2000). Introdução: o Estado de Direito e os não-privilegiados na América Latina. In J. E. Méndez, G. O’Donnell, P. S. Pinheiro (Orgs.), Democracia, Violência e Injustiça: o não-estado de direito na América Latina. São Paulo, SP: Paz e Terra.

Ramalho, J. R. R. (1979). Mundo do Crime: a ordem pelo avesso. São Paulo: Editora Graal.

Sá, L. D. (2011). A condição de ‘bichão da favela’ e a busca por ‘consideração’: uma etnografia de jovens armados em favelas à beira-mar. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, 4(2), 339-355.

Sá, L. D. (2010). Guerra, mundão e consideração: uma etnografia das relações sociais no Serviluz. (Tese de Doutorado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Santiago Neto, J. P. (2008). Riscos e perigos: um estudo sobre os conflitos cotidianos dos agenciadores do tráfico de drogas ilícitas. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

Velho, G. (1994). Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Editora Zahar.

Zaluar, A. (1985). A Máquina e a Revolta: as organizações populares e o significado da pobreza. São Paulo: Editora Brasiliense.

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Santiago Neto, J. P. . de, Moura, T. M. S. ., & Matos Júnior, C. C. de . (2021). História de vida, tráfico e violência nas periferias de Fortaleza-CE . Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 11(27), 115–133. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2021.11.27.5543

Edição

Seção

Artigos