As Metodologias Ativas no Bacharelado em Direito como Fomentador da Política de Acesso à Justiça

Autores

  • Luzia Mônica Lima da Frota Araújo Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE
  • Patrícia de Pontes Teixeira Lima Alhadef Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará – UECE

DOI:

https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.33.14047

Palavras-chave:

política judiciária nacional de tratamento adequado dos conflitos, acesso à justiça, pacificação socia, educação cidadã, práticas consensuais

Resumo

Este artigo discute a necessidade de um modelo de educação integral na formação de profissionais do Direito, que incorpore tanto dimensões cognitivas quanto socioemocionais. Uma educação cidadã é imprescindível para que a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses, que visa a democratizar o acesso à Justiça e promover a pacificação social, seja efetiva. Examina-se aqui a importância da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade no ensino jurídico, enfatizando a importância de uma abordagem que transcenda o foco meramente técnico-jurídico. Ao abordar metodologias ativas no ensino jurídico, como o método do caso e o aprendizado baseado em problemas (problem based learning [PBL]), conclui-se que a formação humanística e a capacitação para práticas consensuais se mostram essenciais para uma Justiça mais eficaz e acessível.

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Publicado

2024-08-05

Como Citar

Frota Araújo, L. M. L. da, & Alhadef, P. de P. T. L. (2024). As Metodologias Ativas no Bacharelado em Direito como Fomentador da Política de Acesso à Justiça. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 14(33), 86–105. https://doi.org/10.32335/2238-0426.2024.14.33.14047

Edição

Seção

Artigos