O Ensino Superior e o Acesso por alunos da Escola Pública – um Estudo Qualitativo em Bélem-PA

Autores

  • Vera Lúcia Ramos Couto Mestre em Planejamento em Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Paulo Cesar de Almeida Doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

acesso, ensino superior e desenvolvimento social

Resumo

Este artigo é extraído da pesquisa documental realizada através do acervo estatístico da Diretoria de Acesso e Avaliação da Universidade do Estado do Pará, baseado nos resultados dos Processos Seletivos alcançados por alunos das escolas públicas de Belém. A análise foi feita na abordagem numérica de acertos e resultados finais dos Processos Seletivos Programa de Ingresso Seriado e processo Seletivo da UEPA. A pesquisa faz uma análise principalmente nos resultados dos Processos Seletivos que apresentam a diferença no número de aprovação de estudantes das escolas particulares em detrimento de alunos das escolas públicas, o que instiga uma reflexão acerca da situação atual do ensino nas escolas públicas e as formas de acesso da Universidade do Estado do Pará através de seus Processos Seletivos. Os dados analisados levam em consideração o conhecimento empírico da pesquisadora, que causa o incomodo e que já fazia parte do planejamento profissional ao longo de anos na vivência nas escolas e complementado pela oportunidade de desenvolver atividade profissional na Diretoria de Acesso e Avaliação da UEPA. O objetivo maior dessa pesquisa é encontrar formas de subsidiar o poder público através das instituições pesquisadas (UEPA e SEDUC) na busca de ações políticas que estimulem a participação dos alunos das escolas públicas nos Processos Seletivos.

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Couto, V. L. R., & Almeida, P. C. de. (2021). O Ensino Superior e o Acesso por alunos da Escola Pública – um Estudo Qualitativo em Bélem-PA. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(01), 484–550. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1342

Edição

Seção

Artigos