Limites e Possibilidades do Planejamento Escolar:

um olhar sobre o Ceará (2004-2006)

Autores

  • Mariza Botão de Aquino Mestre em Planejamento em Políticas Publicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisco Horácio da Silva Frota Doutor em Sociologia pela Universidade de Salamanca - Espanha e Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE

Resumo

Historicamente, a escola brasileira apresenta o caráter seletivo nas suas ações educacionais, pois desenvolve desde os primórdios de sua trajetória uma educação que, tanto na forma do sistema de ensino como no atendimento às classes sociais, diferencia o acesso e as condições de permanência dos alunos na escola.Nossa educação foi pautada pelos princípios do silêncio, autoritarismo, hierarquia, ordem, passividade, exclusão, rotulação e falta de igualdade. Na contramão dessa prática, espera-se hoje que o indivíduo se transforme em um cidadão atuante, participativo, honesto, solidário, criativo e humano. É a grande contradição se revelando entre o discurso e o fazer pedagógico, entre a história e a perspectiva.

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Aquino, M. B. de ., & Frota, F. H. da S. (2021). Limites e Possibilidades do Planejamento Escolar:: um olhar sobre o Ceará (2004-2006). Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(01), 330–359. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1338

Edição

Seção

Artigos