A Formação do Administrador no Contexto dos Perfis da Profissão

Autores

  • Luiz Alberto Campelo da Costa Mestre em Planejamento em PolíticasPublicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Francisco José da Costa Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas - FGV/SP

Resumo

Este artigo reflete a essência da pesquisa produzida para analisar a percepção do aluno de administração, da Uece, como universidade pública, sobre as diferentes abordagens teóricas e profissionais dos cursos no que se refere à política de sua formação de Administrador, para as carreiras de burocrata, gerente e empreendedor; e ainda, das pessoas que foram egressos dos cursos e, que hoje desempenham funções relevantes no cenário das organizações publicas e empresariais do Estado do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTERO, Carlos Osmar. Ensino e Pesquisa em Administração. São Paulo, Thomson Learning, 2006, (Coleção Debates em Administração/ Coordenadores Isabella F. Gouveia de Vasconcelos, FlÁvio Carvalho Vasconcelos; Coordenador – Assistente André Ofenhejm Mascarenhas).

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria Geral da Administração. Volume I, São Paulo, Atlas, 1989.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquisa encomendada pelo CFA, sobre formação, perfil, atuação e oportunidades de trabalho do administrador. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2007.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Campos privativos do administrador. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2007.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Código de ética do administrador. Disponível em: . Acesso em: 22 nov. 2007.

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE SÃO PAULO. História do Pensamento Administrativo. Disponível em: Acesso em 22.Nov. 2007.

CRUZ, Carlos Fernando: Os motivos que dificultam a ação empreendedora conforme o ciclo de vida das organizações. Um Estudo de Caso. PRAMP’S

LANCHONETE. Dissertação de mestradoem Engenharia de Produção.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 3ª edição, São Paulo, Atlas, 1991.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, 1997.

POCHANN, Márcio. Economia do microempreendimento informal no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 17.dez.2007 Pesquisa encomendada pelo Sebrae.

PROJETO PEDAGOGICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/Uece. 1998

SARAIVA, Luiz Alex Silva. Métodos Narrativos de Pesquisa: Uma aproximação. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Volume 5, número 2, mai/jun/2007. Universidade Federal de Minas Gerais. Artigo publicado na revista

SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. São Paulo: Editora Best Seller, 1998. p. 443.

TRIVIÑOS, N. S. Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: A Pesquisa Qualitativa em Educação. Atlas, São Paulo, 1987.

Universidade Federal de Santa Catarina. 2005. Disponível em . Acesso em: 12 de dez. 2007.

WAHRLICH, Beatriz M. de Souza. Historia do Pensamento Administrativo. Centro de Pesquisas Administrativas. da EBAP, Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 1975.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Costa, L. A. C. da ., & Costa, F. J. da . (2021). A Formação do Administrador no Contexto dos Perfis da Profissão. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(01), 202–229. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1335

Edição

Seção

Artigos