Formação do Enfermeiro da Universidade do Estado do Pará:
concepções e desafios frente ao sistema único de saúde
Palavras-chave:
enfermagem, currículo, sistema único de saúdeResumo
O Estudo tem como objetivo identificar concepções e desafios de gestores, docentes e discentes para formação do enfermeiro da Universidade do Estado do Pará frente aos princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde. Estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa. Utilizou-se dados da entrevista semiestruturada e do estudo com o grupo focal realizado com gestores, docentes e discentes. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade análise temática. Constata-se nas manifestações dos participantes uma formação com base em currículos fragmentados, sem interrelação entre as disciplinas, bem como a falta de integração entre os docentes, a instituição formadora e o Sistema Único de Saúde. No entanto, percebe-se também, mudanças de paradigmas na formação do Enfermeiro da Universidade do Estado Pará – UEPA, no sentido de ultrapassar modelos de formação conservadores, possibilitando uma educação fundada em teorias crítico reflexivas. Conclui-se que a formação do enfermeiro da UEPA sinaliza mudanças nas práticas pedagógicas e na integralidade da atenção à saúde. Para efetivação exitosa dessas mudanças recomenda-se: maior investimento da Universidade na implementação de Projetos Pedagógicos na lógica da integração curricular; capacitar à comunidade acadêmica para a adoção do novo modelo curricular; Integração ensino e serviço; monitoramento e avaliação da prática pedagógica de gestores, docentes, discentes e egressos visando à validação da formação para o Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.