Programa de Educação Fiscal e Escola:

caminhos e descaminhos na construção da cidadania

Autores

  • Imaculada Maria Vidal da Silva
  • Maria de Fátima Veras Vilanova

Palavras-chave:

educação fiscal, cidadania, participação e controle social

Resumo

A pesquisa “Programa de Educação Fiscal e Escola: Caminhos e Descaminhos na Construção da Cidadania” tem por objetivo geral analisar a contribuição do Programa de Educação Fiscal (PEF) Ceará para debate sobre cidadania pelos professores, com base na formação em educação fiscal realizada na modalidade a distância. Os objetivos específicos são: avaliar o grau de comprometimento dos professores com a proposta do PEF; compreender qual a idéia sobre tributação e cidadania, articulada pelos professores, e analisar a adequação do ensino a distância para a formação conceitual em educação fiscal. Ao analisar a contribuição da educação fiscal na prática docente constata-se, a partir dos resultados da
pesquisa, o reconhecimento do tema como instrumento de disseminação de conceitos como cidadania, participação e controle social, colaborando na formação de cidadãos atuantes e respaldados para agirem como transformadores da realidade.

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Publicado

2011-05-02

Como Citar

Silva, I. M. V. da, & Vilanova, M. de F. V. (2011). Programa de Educação Fiscal e Escola:: caminhos e descaminhos na construção da cidadania. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(02), 124–153. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1302

Edição

Seção

Artigos