Decisão Familiar Frente à Doação de Órgãos para Transplante no Estado do Ceará
Palavras-chave:
doação de órgãos, transplante, decisão familiarResumo
Este estudo trata da Decisão Familiar frente a Doação de Órgãos para transplantes, no Estado do Ceará. O objetivo desta pesquisa foi Compreender o processo de decisão familiar na doação de órgãos do potencial doador para transplante no
Estado do Ceará. Nessa perspectiva, procurou-se verificar o processo doação/transplante implantado na Central de Transplantes do Ceará; avaliar o entendimento das famílias entrevistadas sobre o processo de doação de órgãos para transplante; conhecer a percepção de familiares de potenciais doadores entrevistados sobre o desejo de doar, ou não, os órgãos de seu familiar para serem transplantados e conhecer os motivos de recusa da doação de órgãos para transplante. Trata-se de um estudo exploratório e teórico-descritivo, alicerçado em pesquisa bibliográfica em autores que tratam deste tema e em pesquisa de campo envolvendo as famílias de potenciais doadores de órgãos para transplante. Realizou-se, ainda, uma pesquisa documental, na Central de Transplante Estadual e no Sistema Nacional de Transplantes, objetivando conhecer fatos e números referentes a transplantes realizados nos oito anos de existência do novo sistema de transplante no Brasil, buscando-se informações em documentos, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações informais e outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.