As Políticas Públicas Educacionais Voltadas à Educação Musical

Autores

  • Imelde Bezerra Toledo
  • Rosendo Freitas Amorim

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação, Música

Resumo

A proposta deste trabalho é analisar a Educação Musical no contexto das Políticas Públicas Educacionais. Este trabalho se apóia, sobretudo, em referenciais teóricos sobre a educação, notadamente a arte educação, na linguagem artística musical. Neste trabalho, destaca-se o papel das Políticas Públicas no contexto da educação musical. O presente artigo é de natureza bibliográfica e serviu de subsídio a pesquisa realizada com o Projeto Jovem Músico. Desse modo, apresenta-se a concepção de ensino Escola Viva, originária do Projeto Jovem Músico, que busca uma modificação da rotina da escola pública, passando da aprendizagem mecânica para aprendizagens, comprometidas com a mudança social e com a participação da escola e da comunidade nesse processo. Revela-se, portanto, o quanto as políticas públicas, traduzidas em planos e projetos direcionados à educação, principalmente para as classes menos favorecidas da sociedade, constituem ferramentas
significativas para que se reconheçam as potencialidades e se aproveitem o ensino e a aprendizagem no fortalecimento e na inserção socioeconômica e profissional.

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Publicado

2011-09-05

Como Citar

Toledo, I. B., & Amorim, R. F. (2011). As Políticas Públicas Educacionais Voltadas à Educação Musical. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(03), 186–216. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1290

Edição

Seção

Artigos