As Políticas Públicas Educacionais Voltadas à Educação Musical
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Educação, MúsicaResumo
A proposta deste trabalho é analisar a Educação Musical no contexto das Políticas Públicas Educacionais. Este trabalho se apóia, sobretudo, em referenciais teóricos sobre a educação, notadamente a arte educação, na linguagem artística musical. Neste trabalho, destaca-se o papel das Políticas Públicas no contexto da educação musical. O presente artigo é de natureza bibliográfica e serviu de subsídio a pesquisa realizada com o Projeto Jovem Músico. Desse modo, apresenta-se a concepção de ensino Escola Viva, originária do Projeto Jovem Músico, que busca uma modificação da rotina da escola pública, passando da aprendizagem mecânica para aprendizagens, comprometidas com a mudança social e com a participação da escola e da comunidade nesse processo. Revela-se, portanto, o quanto as políticas públicas, traduzidas em planos e projetos direcionados à educação, principalmente para as classes menos favorecidas da sociedade, constituem ferramentas
significativas para que se reconheçam as potencialidades e se aproveitem o ensino e a aprendizagem no fortalecimento e na inserção socioeconômica e profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.