A Política de Educação Escolar de Deficientes:

olhares históricos e contemporâneos

Autores

  • Elciane Maria Murta da Silva
  • Hermano Machado Ferreira Lima

Palavras-chave:

educação especial, deficiência, diversidade, políticas públicas educacionais

Resumo

Neste trabalho, avalia-se a política educacional de atendimento aos deficientes, desenvolvida no município de Fortaleza-CE, tentando identificar o processo de articulação da educação especial com o ensino regular. Essas contribuições se
pautaram na visão de um técnico, duas gestoras e seis educadores, acerca do atendimento educacional especializado executado em Fortaleza, através das ações do Programa Nacional de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Este é um
estudo qualitativo, descritivo e optou-se pela estratégia investigativa, pela via do estudo de caso, realizando-se uma análise teórico-documental e trabalho de campo. As fontes dos dados foram os depoimentos de pessoas e análise de documentações que possibilitaram caracterizar o processo histórico-político da educação especial, no âmbito internacional e nacional. O local da pesquisa foi uma escola municipal mantida pela Secretaria Executiva Regional I, que se denominou de Sabará. Constatou-se, nesse debate de fatos e intenções, a urgência da formação continuada dos educadores que, em sua maioria, concordam que há necessidade de articulação da educação especial com o ensino regular, revelando a quebra de barreiras atitudinais. O AEE, na ótica dos pesquisados, não produziu resultados impactantes, dada a fragilidade na formação de rede de apoio à execução da política, embora seja considerado como avanço, principalmente, pela oferta do serviço pedagógico especializado. A acessibilidade, a estrutura física e as adequações pedagógicas ainda são questões de embate no processo de articulação da educação especial com o ensino regular.

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Publicado

2011-09-05

Como Citar

Murta da Silva, E. M., & Ferreira Lima, H. M. (2011). A Política de Educação Escolar de Deficientes:: olhares históricos e contemporâneos. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 1(03), 59–98. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1258

Edição

Seção

Artigos