Política de Educação Continuada:

o papel da Egpa (Escola de Governo do Estado do Pará) no Estado do Pará

Autores

  • Luiza Iris Meireles
  • Hermano Machado Ferreira Lima

Palavras-chave:

educação continuada, política de capacitação, qualificação profissional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a Educação Continuada dos servidores públicos através da Escola de Governo do Estado do Pará.  A partir dos processos que viabilizam o ganho considerável para o servidor e a Instituição da qual faça parte, levando-se em conta seu ambiente de trabalho, relacionamentos interpessoais e profissionais, pois, do ponto de vista da intencionalidade desta pesquisa, o homem é o elemento central e precisa estar a par das melhores condições que possibilitem sua relação com o meio e seu mundo,destacando seu potencial e fazendo uso de instrumentos necessários para realizar mudanças organizacionais. Considerando a política de capacitação do Governo do Estado do Pará, adotada para os servidores públicos, desenvolvida através da Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA). A pesquisa ressalta a necessidade de averiguar de que maneira se dá a aplicação da política de capacitação no âmbito estadual e quais as vantagens concretas para o funcionalismo e o Estado, do ponto de vista da eficiência dos serviços públicos e das garantias dos direitos trabalhistas, percebendo como o servidor estadual vem se sentindo em face às novas medidas adotadas pelo programa de capacitação da EGPA. A metodologia envolveu a abordagem qualitativa/documental, que se preocupa com um nível da realidade que não pode ser quantificado, análises de documentos e artigos, com base nas informações obtidas do material pesquisado. A pesquisa tem como base a melhoria dos serviços públicos essenciais, que são oferecidos aos cidadãos, baseados na nova política de capacitação para os servidores públicos, nas três esferas de Governo: Federal, Estadual e Municipal considerando a importância da Educação Continuada, esta como instrumento de qualificação pode ser o elemento que desencadeará a qualificação profissional como direito de todos servidores púbicos e, assim, promovendo a justiça social, visando alcançar o ideal democrático de uma nação mais igualitária e com mais respeito ao Estado Democrático de Direito.

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Publicado

2012-01-02

Como Citar

Meireles, L. I., & Lima, H. M. F. (2012). Política de Educação Continuada:: o papel da Egpa (Escola de Governo do Estado do Pará) no Estado do Pará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(04), 114–135. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1248

Edição

Seção

Artigos