“Perseguições que Humilham...”:

um estudo do assédio moral e da violência de gênero na Universidade do Estado do Pará

Autores

  • Eugênia Suely Belém de Sousa
  • Maria Helena de Paula Frota Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0002-3327-146X

Palavras-chave:

assédio moral, violência de gênero, políticas públicas

Resumo

Esta pesquisa se propôs investigar a incidência do assédio moral e a violência de gênero na Universidade do Estado do Pará (UEPA). Para o desenvolvimento do estudo, levou-se em consideração o assédio moral como uma forma de violência, buscando-se, ao mesmo tempo, identificar que políticas públicas estão sendo adotadas pelo Estado, especialmente a UEPA, para que seja possível coibir esse tipo de violência. Compreendida a relevância do tema, partiu-se para o diagnóstico de como se dá o assédio moral na Universidade do Estado do Pará, na busca de identificar emquais categorias funcionais se faz presente o assédio moral e de saber se, de fato, como apontam as pesquisas, são as mulheres as mais atingidas por esse tipo de violência. Buscou-se, ainda, as políticas adotadas com vistas à extinção desse ato e quais as repercussões que tem causado no serviço público. Pesquisou-se apenas os servidores da referida instituição, tanto do grupo administrativo quanto do grupo docente, não se estendendo à categoria discente.  A pesquisa foi realizada nos Campi existentes na cidade de Belém, por ser na capital que se concentra o maior número de servidores da Universidade.  Este estudo utilizou pesquisa de campo; pesquisa bibliográfica; questionários; entrevistas; e grupo focal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-02

Como Citar

Sousa, E. S. B. de, & Frota, M. H. de P. (2012). “Perseguições que Humilham.”:: um estudo do assédio moral e da violência de gênero na Universidade do Estado do Pará. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 2(04), 46–69. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1245

Edição

Seção

Artigos