Currículo e Formação no Ensino Superior Público:
um estudo sobre a formação do profissional fisioterapeuta na Universidade do Estado do Pará – UEPA diante das exigências de mudanças no currículo do curso de fisioterapia
Palavras-chave:
currículo, ensino superior, formação, fisioterapiaResumo
O estudo tem como foco central analisar se o currículo do curso de fisioterapia da Universidade do Estado do Pará – UEPA, implantado em 1993, considerado em processo de transição desde o ano de 2008, ainda está subsidiando os docentes na formação dos profissionais fisioterapeutas para uma atuação humanizada, em função da implantação do novo currículo mais próximo das exigências impostas pelas novas diretrizes curriculares para o ensino superior. A problemática concentrou-se na indagação se os saberes elaborados e trabalhados no curso baseados neste currículo subsidiaram os docentes na preparação dos profissionais fisioterapeutas, capacitando-os a atuarem na sociedade atual? O currículo em transição subsidiou os docentes na formação dos profissionais fisioterapeutas, tendo em vista a atuação humanizada desse futuro profissional como dispõe as diretrizes curriculares nacionais? A concepção filosófica que permeia o currículo em processo de transição proporciona aos docentes conhecimentos teóricos e práticos suficientes na preparação do futuro profissional? O estudo do tipo descritivo qualitativo teve como cenário o curso de graduação em fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, realizado com docentes das 3ª; 4ª e 5ª séries do curso. O estudo foi submetido à apreciação e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos – CEP, do Curso de Graduação em Enfermagem da UEPA, considerando o que institui a Resolução nº. 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Os dados foram coletados através da técnica do questionário, instrumento constituído por uma série ordenada de perguntas abertas, respondidas sem a presença do pesquisador. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo na modalidade análise temática. Os resultados expressam uma formação com base em currículos fragmentados. Constata-se, contudo, mudanças de paradigmas na formação do fisioterapeuta da UEPA, ultrapassando modelos de formação conservadores. A partir desses resultados foi possível observar a necessidade de capacitar a comunidade acadêmica para a adoção de novos perfis profissionais e incentivar a participação dos segmentos da Universidade nos Programas de reorientação da formação em fisioterapia, monitorando e avaliando a prática.
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