O Programa Saúde da Família:
um estudo sobre a formação pedagógica do egresso do V e VI Curso de Especialização em PSF da Universidade do Estado do Pará
Palavras-chave:
programa saúde da família, planejamento pedagógico, educação em saúdeResumo
Este estudo tem por objetivo identificaras contribuições pedagógicas do Curso de Especialização em Programa Saúde da Família (PSF) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), visando o planejamento pedagógico de atividades de educação em saúde e avaliar as diretrizes pedagógicas do referido Curso. Estudou especificamente as turmas do V e do VI Curso, referentes ao período de 2005 e 2007. Propôs-se a Investigar e analisar quais os principais procedimentos, preocupações e dificuldades dos egressos para planejar uma atividade de educação em saúde. Nesse sentido, foi efetivada pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com seus alunos egressos. Concluindo-se, a título de sugestão, que a Instituição UEPA deve reorganizar e reformular o referido Curso, para que fomente e favoreça aos alunos uma prática pedagógica de qualidade, permitindo, dessa forma, o desenvolvimento de capacidades, habilidades e competências necessárias ao desenvolvimento d aluno para uma prática profissional, visando sua participação crítica e criativa para o real e efetivo exercício profissional humanizado e comprometido com o coletivo e com a ética na área da saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.