O Significado do Restaurante Popular de Maracanaú como Equipamento Público de Alimentação e Nutrição para as suas Usuárias
Palavras-chave:
direito humano à alimentação adequada, segurança alimentar e nutricional, restaurantes popularesResumo
Com o lançamento do Programa Fome Zero - PFZ pelo presidente Lula, observa-se que foi colocada em pauta nacional a luta pela erradicação da fome e da pobreza como um imperativo para toda sociedade, haja vista, que a temática em questão em muitos momentos da história brasileira foi proibida e/ou colocada como inexistente. Visando promover modificações substanciais, em 2003, foi criado o Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar – MESA, que mais tarde foi transformado em Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, que através da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SESAN, e demais secretarias, está responsável pela coordenação e operacionalização de políticas e programas de segurança alimentar e nutricional - SAN. Nesse contexto surgiram os programas de Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Banco de Alimentos como estratégia de criação de uma rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição a fim de assegurar o direito humano à alimentação adequada - DHAA para todos(as). Ressalta-se que o objeto do presente artigo permeia um dos programas encampado pelo MDS, pertencente ao eixo de políticas locais do PFZ. O referido objeto é o Restaurante Popular – RP de Maracanaú, pertencente à rede municipal de segurança alimentar e nutricional do referido município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.