Empoderamento, Formação Cidadã e Projetos de Vida na Socioeducação Infantojuvenil, na Perspectiva da Garantia dos Direitos Humanos:
um estudo sobre a experiência da frente de assistência à criança carente - FACC
Palavras-chave:
infância e juventude, direitos humanos, cultura de paz, sociabilidadeResumo
Este estudo que tem por temática: Empoderamento, Formação Cidadã e Projetos de Vida na Socioeducação Infantojuvenil, na perspectiva da Garantia dos Direitos Humanos: Um Estudo sobre a Experiência da Frente de Assistência à Criança Carente – FACC, surgiu na busca em investigar como a socioeducação de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da garantia de direitos humanos vivenciada na Frente de Assistência à Criança Carente (FACC) pode contribuir para o empoderamento, formação cidadã e construção de projetos de vida dos grupos atendidos pela proposta. A motivação principal para tal surgiu a partir da minha atuação profissional na comunidade do Lagamar, através da intervenção social da organização e na militância enquanto membro da sociedade civil, a partir da indicação da referida organização, principalmente nos espaços de controle social voltados para a Política de Garantia de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente do Ceará. A organização tem mais de vinte e cinco anos de trabalho social na referida comunidade e em seu currículo institucional é uma constante o atendimento das demandas sociais da população, com foco na atenção direta à crianças e adolescentes na perspectiva da implementação de ações promocionais e preventivas sociais. Durante essa vigência de atuação a organização atravessou momentos diferenciados no cenário sociopolítico nacional e local, o que a conduziu a estratégias de ação diferenciada. O período escolhido para o foco desse estudo centra-se no período de 2007 a 2013, por ocasião da experimentação da pedagógica freiriana na área programática associada a estratégias metodológicas e criação de tecnologias sociais na perspectiva da garantia dos direitos humanos infanto-juvenis, visando contribuir na construção de padrões de sociabilidade fomentadores de uma cultura de paz nas relações familiares e comunitárias. A pesquisa compreendeu estudo bibliográfico, investigação documental e imagética, resgatando a memória institucional indexada, com brevidade, ao resgate das lutas travadas pela comunidade do Lagamar. A fim de compreender os possíveis impactos gerados pelo trabalho da organização no público atendido dentro da referida proposta, o trabalho de campo voltou-se para a escuta dos envolvidos, através da realização de grupos focais, aplicação de ferramentas para construção de diagnóstico, rodas de conversas, subsidiando o monitoramento, avaliação e construção de ações estratégicas para o enfrentamento das demandas sociais trazidas pelos grupos. O estudo revelou aspectos e conquistas positivas no âmbito das relações sociofamiliares, na empoderamento pessoal e social dos adolescentes e jovens, através da adoção de projetos de vida altruístas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.