Empoderamento, Formação Cidadã e Projetos de Vida na Socioeducação Infantojuvenil, na Perspectiva da Garantia dos Direitos Humanos:

um estudo sobre a experiência da frente de assistência à criança carente - FACC

Autores

  • Mônica Sillan de Oliveira
  • Maria Helena de Paula Frota Doutora em Sociologia pela Universidade de Salamanca e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da UECE https://orcid.org/0000-0002-3327-146X

Palavras-chave:

infância e juventude, direitos humanos, cultura de paz, sociabilidade

Resumo

Este estudo que tem por temática: Empoderamento, Formação Cidadã e Projetos de Vida na Socioeducação Infantojuvenil, na perspectiva da Garantia dos Direitos Humanos: Um Estudo sobre a Experiência da Frente de Assistência à Criança Carente – FACC, surgiu na busca em investigar como a socioeducação de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da garantia de direitos humanos vivenciada na Frente de Assistência à Criança Carente (FACC) pode contribuir para o empoderamento, formação cidadã e construção de projetos de vida dos grupos atendidos pela proposta. A motivação principal para tal surgiu a partir da minha atuação profissional na comunidade do Lagamar, através da intervenção social da organização e na militância enquanto membro da sociedade civil, a partir da indicação da referida organização, principalmente nos espaços de controle social voltados para a Política de Garantia de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente do Ceará. A organização tem mais de vinte e cinco anos de trabalho social na referida comunidade e em seu currículo institucional é uma constante o atendimento das demandas sociais da população, com foco na atenção direta à crianças e adolescentes na perspectiva da implementação de ações promocionais e preventivas sociais. Durante essa vigência de atuação a organização atravessou momentos diferenciados no cenário sociopolítico nacional e local, o que a conduziu a estratégias de ação diferenciada. O período escolhido para o foco desse estudo centra-se no período de 2007 a 2013, por ocasião da experimentação da pedagógica freiriana na área programática associada a estratégias metodológicas e criação de tecnologias sociais na perspectiva da garantia dos direitos humanos infanto-juvenis, visando contribuir na construção de padrões de sociabilidade fomentadores de uma cultura de paz nas relações familiares e comunitárias. A pesquisa compreendeu estudo bibliográfico, investigação documental e imagética, resgatando a memória institucional indexada, com brevidade, ao resgate das lutas travadas pela comunidade do Lagamar. A fim de compreender os possíveis impactos gerados pelo trabalho da organização no público atendido dentro da referida proposta, o trabalho de campo voltou-se para a escuta dos envolvidos, através da realização de grupos focais, aplicação de ferramentas para construção de diagnóstico, rodas de conversas, subsidiando o monitoramento, avaliação e construção de ações estratégicas para o enfrentamento das demandas sociais trazidas pelos grupos.  O estudo revelou aspectos e conquistas positivas no âmbito das relações sociofamiliares, na empoderamento pessoal e social dos adolescentes e jovens, através da adoção de projetos de vida altruístas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-01-01

Como Citar

Oliveira, M. S. de, & Frota, M. H. de P. (2015). Empoderamento, Formação Cidadã e Projetos de Vida na Socioeducação Infantojuvenil, na Perspectiva da Garantia dos Direitos Humanos:: um estudo sobre a experiência da frente de assistência à criança carente - FACC. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 5(13), 161–182. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1173

Edição

Seção

Artigos