Política de Ensino Profissionalizante do Governo do Estado do Ceará (2008-2013)
compreendendo o projeto
Palavras-chave:
Políticas Públicas, Escola de Estadual de Educação Profissional, Programa Brasil Profissionalizado, Tecnologia Empresarial SócioEmpresarial, Centro de Ensino ExperimentalResumo
As Escolas de Educação Profissional ofertadas no Estado do Ceará são resultantes do Programa Brasil Profissionalizado, o qual incentiva a oferta desta modalidade de ensino, através de ajuda financeira. As escolas profissionais cearenses começaram a ser inauguradas em 2008 e em 2013 já somavam 97 escolas, elas visam qualificar os jovens profissionalmente em um curso técnico, além de promover seu desenvolvimento pessoal. Estas escolas utilizam como base de
gestão filosófica os ensinamentos da Tecnologia Empresarial Sócio-Empresarial-TESE, a qual busca estimular a construção do futuro a partir das ações, tendo como foco do processo os alunos e nas experiências dos Centros de Ensino Experimental –PROCENTRO, o qual visa sentir e cuidar a juventude, formando-os para o mercado de trabalho e também para a vida. O tema desta pesquisa trata da análise do Programa de Educação Profissional das escolas profissionais do Estado do Ceará, observando o modelo de oferta do ensino profissionalizante no estado entre 2008 a 2013. Este artigo possui como objetivo geral apresentar o projeto implantado no Ceará, resultante do Programa Brasil Profissionalizado. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. A pesquisa demonstrou que os requisitos do projeto da Escola e do Programa Brasil Profissionalizado, possuem como principais finalidades: capacitar jovens para o mercado de trabalho e para vida, além melhorar os índices de desempenho da educação.
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