Vidas privadas em espaço público:
as várias faces da violência contra a mulher moradora de rua em Fortaleza e os desafios da políticas públicas na cena contemporânea.
Palavras-chave:
Mulher moradora de rua, Violência contra a mulher, Políticas públicasResumo
Esse artigo é resultado de nossa dissertação de mestrado em planejamento e políticas públicas na universidade Estadual do Ceará - UECE, cujo objetivo foi fazer uma análise da violência contra as mulheres moradoras de Rua e o enfrentamento do fenômeno da violência contra a mulher por parte das políticas públicas. Existem muitos estudos sobre o fenômeno da violência contra a mulher no Brasil e no mundo. Por um lado, acreditamos ter sido salutar esses debates acadêmicos juntamente com a luta e organização do movimento de mulheres em relação às conquistas das políticas públicas no combate a questão da violência contra a mulher. Por outro lado, diagnosticamos que no caso das mulheres moradoras de rua, esse debate fica muito a desejar, tanto no aspecto das políticas públicas de gênero e de políticas especificas para o enfrentamento dessa questão. Por compreendermos que as mulheres moradoras de rua sofrem as piores agruras do ser mulher na rua e que as desigualdades sociais, culturais, econômicas e de gênero, agravam cotidianamente a vida dessas mulheres é que surgiu nosso desejo de pesquisar a vida das moradoras de rua e sua relação com a violência contra a mulher na rua e as políticas públicas existentes ou não relacionadas a essa questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.