A Psicologia e a Segurança:

caminhos para a efetivação de políticas públicas

Autores

  • Tereza Suely Brito Dantas de Moura
  • Maria do Socorro Ferreira Osterne Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas UECE https://orcid.org/0000-0001-5627-6784

Palavras-chave:

Psicologia, Segurança Pública, Políticas Públicas, Vulnerabilidade Social

Resumo

O artigo objetiva abordar a contribuição da Psicologia no desenvolvimento de políticas públicas de segurança. Continuando uma reflexão iniciada na dissertação de mestrado, com o tema NÃO DESVIE O OLHAR - Estudo sobre Descontinuidade nas Políticas Públicas, Segurança e Vulnerabilidade, que visou fornecer subsídios para o estudo de continuidade ou não de políticas públicas.  A partir de então, surgiu a necessidade de voltar o olhar para a Psicologia e sua interface com as políticas públicas, em especial com as de segurança, vislumbrando possibilidades e caminhos capazes de transpor barreiras, tanto para ampliação dos diálogos sobre Segurança Pública como para a compreensão da Psicologia nesse novo contexto, e seu papel para além dos laudos psicológicos. Observou-se, na referida dissertação, a forte influência da subjetividade no desenvolvimento e êxito de programas, projetos e ações sociais preventivas de segurança, reforçando a relevância do estabelecimento de vínculos sociais no trabalho em territórios com altos índices de homicídio, assegurando direitos sociais, salvando vidas e transformando realidades locais. É deste lugar que se objetiva pensar a Psicologia como mais uma ciência a somar na buscar por alternativas, dentro de uma cultura de paz e do novo paradigma da segurança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-05

Como Citar

Moura, T. S. B. D. de, & Osterne, M. do S. F. (2014). A Psicologia e a Segurança:: caminhos para a efetivação de políticas públicas. Conhecer: Debate Entre O Público E O Privado, 4(11), 189–207. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/1091

Edição

Seção

Artigos