Sonegação em empresas socialmente responsáveis
Uma ética muito peculiar
Palabras clave:
Sonegação, Ética Empresarial, Responsabilidade Social, Estratégia Empresarial, CompetitividadeResumen
Este artigo é resultado de pesquisa qualitativa empreendida pelo autor, através de entrevistas não estruturadas, sobre sonegação de impostos, taxas eencargos sociais, quando adotada por empresas que praticam ações socialmente responsáveis. Essa atitude é “justificada” pelos pesquisados sob o argumento de que é insuportável, para as empresas, a carga tributária imposta pelas três esferas de governo. Também aparece o argumento de que é melhor atuar diretamente sobre os problemas da comunidade do que aportar recursos que podem ser desviados na máquina governamental. Percebe-se que, sendo uma atitude que se generaliza, a sonegação acaba por ser incorporada às “estratégias” das empresas, como forma de estarem nas mesmas condições de competitividade. Conclui-se pela necessidade de que as esferas de governo tratem da adequação da legislação fiscal e das alíquotas praticadas, de forma a não tornar atrativa a possibilidade de sonegação.