Sonegação em empresas socialmente responsáveis

Uma ética muito peculiar

Auteurs

  • Francisco Roberto Pinto

Mots-clés :

Sonegação, Ética Empresarial, Responsabilidade Social, Estratégia Empresarial, Competitividade

Résumé

Este artigo é resultado de pesquisa qualitativa empreendida pelo autor, através de entrevistas não estruturadas, sobre sonegação de impostos, taxas eencargos sociais, quando adotada por empresas que praticam ações socialmente responsáveis. Essa atitude é “justificada” pelos pesquisados sob o argumento de que é insuportável, para as empresas, a carga tributária imposta pelas três esferas de governo. Também aparece o argumento de que é melhor atuar diretamente sobre os problemas da comunidade do que aportar recursos que podem ser desviados na máquina governamental. Percebe-se que, sendo uma atitude que se generaliza, a sonegação acaba por ser incorporada às “estratégias” das empresas, como forma de estarem nas mesmas condições de competitividade. Conclui-se pela necessidade de que as esferas de governo tratem da adequação da legislação fiscal e das alíquotas praticadas, de forma a não tornar atrativa a possibilidade de sonegação.

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Publiée

2022-11-17