Ensino de Sociologia e Políticas Públicas Educacionais

funções e percursos na Educação Básica

Autores

  • Bruna Muniz da Silva
  • Rosemary de Oliveira Almeida

Palavras-chave:

ensino de Sociologia, PCN’s, trabalho docente

Resumo

Com a inserção obrigatória da Sociologia, com base na Lei n° 11.684/2008, a abrangência do contato gerado com tal ciência no Ensino Médio delimita uma forma peculiar de transmissão dos conhecimentos sociológicos na sociedade em geral. Considerando isso, surge a necessidade de um campo de estudo próprio para entender a realidade sociológica no Ensino Médio, daí a importância de uma Sociologia da Sociologia no Ensino Médio, ou, Sociologia do Ensino de Sociologia (PEREIRA, 2009). No esforço de desenvolver uma Sociologia desta modalidade é que se centra o presente trabalho. Neste campo, seu objeto central é a relação que o ensino de Sociologia tem estabelecido, ao longo da história das políticas educacionais brasileiras, com o modelo de educação e de escola predominantes em cada época, bem como a análise do contexto de inserção atual da disciplina no Estado do Ceará. Objetiva-se, de maneira geral, compreender tal relação para fomentar o debate sobre as funções atribuídas à disciplina, bem como as funções que ela assume nos dias atuais e seu real sentido na Educação Básica.

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Publicado

2020-01-27

Como Citar

DA SILVA, B. M.; ALMEIDA, R. de O. Ensino de Sociologia e Políticas Públicas Educacionais: funções e percursos na Educação Básica. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 24 jul.dez, p. 95–118, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2573. Acesso em: 28 mar. 2024.