Ciências Sociais a Distância

apontamentos sobre os desafios da formação de professores no Brasil

Autores

  • Amurabi Oliveira
  • Ceres Karam Brum

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino de Sociologia, Formação de Professores

Resumo

Neste trabalho abordaremos os desafios da formação inicial do professor de Sociologia na modalidade a distância no Brasil, por meio de uma análise de dois cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil - UAB. Nosso enfoque recairá sobre o curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas e o curso de licenciatura em Sociologia da Universidade Federal de Santa Maria. Dada a complexidade da temática e a pluralidade de abordagens possíveis para o entendimento do tema, nossas reflexões se cingirão à análise da produção do material didático para estes cursos e à prática pedagógica dos professores responsáveis pela formação dos alunos cursistas. Nosso objetivo é apresentar um breve quadro comparativo que permita melhor compreender os desafios da formação de professores no Brasil, a partir da apresentação destas duas realidades específicas.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

OLIVEIRA, A.; BRUM, C. K. Ciências Sociais a Distância: apontamentos sobre os desafios da formação de professores no Brasil. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 12, n. 24 jul.dez, p. 29–49, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2568. Acesso em: 4 dez. 2024.