“Eu só quero é ser feliz”

trajetórias de vida de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Autores/as

  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos
  • Nathália Naly de Almeida Vaz

Palabras clave:

Adolescente, Medida Socioeducativa, Trajetórias de vida

Resumen

Objetiva analisar as trajetórias de vida dos adolescentes, que cumprem medida socioeducativa no Centro Educacional Dom Bosco (Fortaleza, Ceará), possibilitando-lhe a reflexão crítica sobre suas perspectivas. A metodologia utilizada, do tipo participativa, possibilitou realizar reflexões sobre as produções dos adolescentes com base em textos, músicas, poesias, gravuras, dinâmicas e dramatizações. A coleta de dados ocorreu durante os meses de agosto e setembro de 2009. Foram nove encontros, fundamentados no planejamento pedagógico da instituição desses meses, Cultura Popular e Folclore e Cultura Popular e Pátria, registrados no diário de campo. A pesquisa apresenta inicialmente, um breve histórico acerca da legislação e das medidas assistenciais. Foi analisado o perfil socioeconômico da população infantojuvenil brasileira e do adolescente autor de ato infracional. Na análise, compreende-se que a concentração de renda aumenta, impedindo a distribuição da riqueza, e que a parcela jovem da população é a que mais sofre com os problemas de ordem estrutural. Entende-se, ainda, que a felicidade descrita não está relacionada com aspirações individualistas e burguesas, mas com um movimento interno que impulsiona a vida. Trata-se de buscar condições de vida dignas e uma boa convivência com a família e a comunidade. 

Publicado

2020-01-28

Cómo citar

POUCHAIN RAMOS, J. F.; DE ALMEIDA VAZ, N. N. “Eu só quero é ser feliz”: trajetórias de vida de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 121–136, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2619. Acesso em: 24 nov. 2024.