Quando a televisão produz suas próprias políticas de comunicação

uma análise do Merchandising Social nas Telenovelas Brasileiras

Autores/as

  • Roberta Manuela Barros de Andrade
  • Erotilde Honório Silva

Palabras clave:

políticas de comunicaçã, televisão, merchandizing social

Resumen

As políticas públicas de comunicação têm, ao longo do tempo, tentado traçar uma série de marcos regulatórios, que em tese, procura afinar o sistema
midiático aos direitos e às demandas da sociedade civil. Mas, enquanto o poder público procura fornecer diretrizes ao sistema de comunicação, a mídia vai
construindo, à revelia dos órgãos públicos, suas próprias políticas de comunicação. Em meio ao debate aberto na sociedade civil sobre educação, participação e inclusão
social, a televisão brasileira promove políticas que orientam a sua programação a fim de alçá-la à categoria de empresa cidadã. Uma das mais importantes alavancas
das emissoras para atingir tal meta tem sido a introdução em sua ficção seriada do Merchandising Social (MS). Este trabalho tem, pois, a pretensão de analisar o MS
apresentado na telenovela Laços de Família (2000-2001), produzida pela Rede Globo de Televisão, a partir da perspectiva de sua audiência. Tal enfoque se baseia no fato de que as políticas de comunicação só podem ser responsavelmente avaliadas a partir de objetos concretos por meio dos quais essas políticas adquirem visibilidade social

Publicado

2020-01-28

Cómo citar

BARROS DE ANDRADE, R. M.; SILVA, E. H. Quando a televisão produz suas próprias políticas de comunicação: uma análise do Merchandising Social nas Telenovelas Brasileiras. O Público e o Privado, Fortaleza, v. 7, n. 14 jul.dez, p. 179–192, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2616. Acesso em: 22 nov. 2024.