Quando a televisão produz suas próprias políticas de comunicação
uma análise do Merchandising Social nas Telenovelas Brasileiras
Palabras clave:
políticas de comunicaçã, televisão, merchandizing socialResumen
As políticas públicas de comunicação têm, ao longo do tempo, tentado traçar uma série de marcos regulatórios, que em tese, procura afinar o sistema
midiático aos direitos e às demandas da sociedade civil. Mas, enquanto o poder público procura fornecer diretrizes ao sistema de comunicação, a mídia vai
construindo, à revelia dos órgãos públicos, suas próprias políticas de comunicação. Em meio ao debate aberto na sociedade civil sobre educação, participação e inclusão
social, a televisão brasileira promove políticas que orientam a sua programação a fim de alçá-la à categoria de empresa cidadã. Uma das mais importantes alavancas
das emissoras para atingir tal meta tem sido a introdução em sua ficção seriada do Merchandising Social (MS). Este trabalho tem, pois, a pretensão de analisar o MS
apresentado na telenovela Laços de Família (2000-2001), produzida pela Rede Globo de Televisão, a partir da perspectiva de sua audiência. Tal enfoque se baseia no fato de que as políticas de comunicação só podem ser responsavelmente avaliadas a partir de objetos concretos por meio dos quais essas políticas adquirem visibilidade social